As melhores frases da obra “Conselhos a uma recém-casada”, de Alice Von Hildebrand

Boa noite, meus queridos!

Tudo bem com vocês?

Depois de muito tempo sem postar em virtude da Síndrome do Túnel do Carpo, estou de volta ao blog, graças a Deus! E para comemorarmos essa novidade, decidi trazer por aqui o post tão esperado: As melhores frases de “Conselhos a uma recém-casada”, da nossa saudosa Alice Von Hildebrand!

Vocês estão prontos? Venham comigo então!

“Querida Julie, Finalmente, seu mais intenso desejo tornou-se real: amar um homem, ser por ele amada e a ele unir-se em matrimônio por livre e espontânea vontade, “até que a morte os separe”. […] Aqui começa a sua grande missão.”

“o poder que o amor tem de aliviar os fardos e as tristezas da rotina conjugal.”

“[…] casamento: é o mais completo, o mais intenso, o mais belo vínculo possível entre dois seres humanos.”

“[…] o casamento é um risco — um “ato de ousadia”.”

“E, por isso, aqueles que se recusarem a dar qualquer passo que ameace sua segurança jamais terão um casamento feliz.”

“Como é maravilhoso ver a beleza de outra alma, amá-la e então poder compartilhar de sua intimidade — tornar-se, de verdade, uma só carne com ela.”

“O sucesso não dependerá de circunstâncias exteriores, mas da atitude interior que tomarem.”

“Trata-se de uma tarefa especialmente dificultosa, pois uma casa deve ser muito mais do que um lugar onde as pessoas comem e dormem. Sua casa deve ser o local onde vocês fincarão suas raízes, um lugar que acolha e proteja a ambos, distante da agitação da vida profissional. Deve ser um lugar onde possam descansar espiritualmente e ousar ser vocês mesmos, sabendo que ali são amados. […] Você deve criar um ninho de amor em sua casa, fazer dela um lugar onde seja agradável estar.”

“Há uma descomunal diferença entre desempenhar funções servis para ganhar dinheiro e pagar contas e fazê-lo porque sua maior alegria é criar um lar para o seu amado Michael, a pessoa mais próxima de você neste mundo!”

“Transforme as pequenas e tediosas tarefas do dia a dia em magníficas obras de amor.”

“Meu marido foi um marido excelente. E, por sê-lo, buscava fazer com amor mesmo as menores coisas e estava sempre disposto a mudar de comportamento para agradar sua esposa em todas as questões. Esta é uma característica típica dos grandes amores.”

“[…] quanto mais amamos, mais o amor permeia até mesmo os aspectos corriqueiros da vida.”

“[…] mesmo que na maioria das vezes não o percebamos, todas as pessoas foram criadas à imagem e semelhança de Deus; cada uma tem seu modo de refletir o Criador e possui dentro de si uma inacreditável beleza, quase sempre escondida sob a poeira e a lama do pecado.”

“Quando se apaixonou por Michael, recebeu um grande dom: seu amor fez com que você transpusesse as aparências e visse quem ele realmente é — quem ele deve ser, no sentido mais profundo da expressão. Você descobriu o “nome secreto” de Michael. Hoje, você vê seu marido com mais nitidez do que qualquer outro ser humano.”

“[…] com os olhos do amor, pôde ver a “versão Monte Tabor” de Michael.”

“Confie nessa visão iluminada que você teve. Recupere-a todos os dias em seu coração e deixe que ela alimente seu amor. Se você fizer dela a base de sua fidelidade a Michael, seu casamento será rico de verdade.”

“Confie no que você vê, e não na cegueira alheia.”

“Quando você se apaixonou por Michael, pôde vê-lo como ele realmente é — a face que ele costuma esconder dos outros, por pertencer à sua esfera íntima e por ele não desejar se expor diante de pessoas que não lhe tenham reverência e amor.”

“É correto nos protegermos de olhares indiscretos e indiferentes, assim como é correto nos revelarmos à pessoa que amamos e em quem confiamos.”

“[…] confiando em você, se revelou de maneiras como jamais fizera antes com alguém.”

“Apenas quem ama vê; e aqueles que veem com mais clareza, amam mais intensamente.”

“Essa é uma das dificuldades comuns a todos os casados: eles estão juntos mesmo quando não são atraentes.”

“Se seu humor não for bom pela manhã, converse sobre o assunto com Michael — mas espere até mais tarde, quando estiver mais acordada e com os pensamentos mais organizados. Garanta-lhe que de manhã cedo você não é a mesma e peça para ele evitar discussões nesse horário.”

“Nossa preocupação, porém, não é com o que é mais fácil, e sim com o que é mais belo: um relacionamento baseado em sentimentos passageiros ou um amor profundo e duradouro, selado pelo casamento, no qual o casal se ama na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte os separe.”

“Seu casamento será abençoado, pois você e Michael percebem a maioria dos perigos e estão trabalhando para evitá-los com as armas do amor.”

“[…] é preciso que olhem um para o outro, dentro dos olhos um do outro, dentro de suas almas, e desfrutem exclusivamente da presença um do outro.”

“Mais do que tudo, nunca deixem que seus encontros a sós se limitem à esfera sexual, que deve ser sempre uma manifestação de sua união espiritual, não o único momento que vocês têm juntos.

Do mesmo modo, ao longo de seu casamento, deve reservar momentos para vocês, nos quais possam se esquecer de tudo, conversar um com o outro, concentrar-se exclusivamente um no outro e reviver seu amor. Nesses momentos, Michael e seu amor por ele devem ser o grande tema, o qual tudo absorva. Tais momentos de intimidade aumentarão a devoção mútua entre vocês e proporcionarão a ambos uma profunda felicidade.”

“A vergonha é a resposta apropriada a algo feio ou mau; a timidez santa é nossa resposta a algo belo e íntimo.”

“A modéstia é a virtude que guarda a esfera íntima de sua sexualidade, assegurando que ela não seja profanada. Por você amar Michael e ele a amar — e por selarem esse amor com o compromisso integral e indissolúvel do matrimônio — é correto convidá-lo a desvendar essa porção misteriosa de sua alma.”

“[…] a misteriosa dimensão do sexo nem sempre oferece tudo o que promete.”

“[…] na esfera sexual (como em tantas outras), a alegria é um dom que não pode ser exigido como um direito e nem mesmo, de modo geral, esperado. Às vezes, ele nos é dado; em outras, não. Nessas ocasiões, é necessário ter paciência, para que aprendamos a sempre receber com gratidão as experiências profundas e aceitar com humildade nossos aparentes fracassos.”

“[…] a sexualidade não serve ao prazer, mas ao amor (e este é seu santo propósito).”

“Qualquer pessoa que tenha levado uma vida impura e venha depois a se converter, se apaixonar profundamente e se casar com aquele que ama, descobre o sexo pela primeira vez. Ela passa a ter nojo de seu comportamento promíscuo anterior e percebe com horror que lhe foi roubada a mais profunda experiência possível ao ser humano: o amor carinhoso, expresso através da doação corporal, dentro do compromisso indissolúvel do matrimônio.”

“[…] quanto mais você e Michael preconizarem o amor, mais belas suas relações íntimas serão. Isto se alcança por meio da autodoação e do esquecimento de si.”

“Sua principal preocupação deve ser a felicidade e o bem-estar de Michael. Em vez de observar a si mesma, entregue-se. Assim, sua alegria será maior e mais profunda.”

“Todos nós, quando examinados sob o microscópio da vida diária, revelamos manias que para outras pessoas podem parecer estranhas ou incômodas. […] Quando isola este hábito e o supervaloriza, você mentalmente reduz a personalidade do seu marido aos maneirismos dele, passando a vê-lo mais como um objeto do que como uma pessoa.”

“Julgar alguém por sua aparência exterior é falta de caridade; julgar aquele que você ama por sua aparência exterior é um tipo de traição.”

“[…] a proximidade entre os indivíduos deve ser alcançada lenta e gradualmente, respeitando o tempo de que necessitamos para convidar outra pessoa a adentrar o misterioso espaço espiritual que é unicamente nosso. […] a felicidade humana depende, em parte, de reconhecermos esse espaço que naturalmente separa os indivíduos e de sermos discretos ao atravessá-lo.”

“Como os temas de uma sinfonia, a amizade profunda precisa de tempo para crescer e amadurecer.”

“[…] quão perigoso pode ser considerar palavras fora de seu contexto — separadas da bela história de amor que há entre você e seu marido — e julgar Michael apenas por essas poucas palavras, insistindo: “Não me importam suas explicações agora. Você disse que não teria se casado comigo!”

“Podemos enfiar os pés pelas mãos mesmo com a melhor das intenções.”

“O amor sempre pensa o melhor do ser amado, sempre lhe dá o benefício da dúvida.”

“Como é agradável desfazer mal-entendidos quando se está apaixonado, transformando derrotas em vitórias. Você logo perceberá que essas são vitórias reais e duradouras.”

“[…] uma atitude muito comum hoje é responsável por agravar as dificuldades do casamento e de todas as nossas demais relações: a falta de reverência.”

“Lembro-me de uma esposa que tinha todo o zelo possível por sua porcelana, mas sempre era grosseira com o marido. Alguns homens se dirigem aos seus chefes com grande respeito, mas não têm qualquer reverência para com suas esposas.”

“Quanto mais próxima você se tornar de seu marido, mais deve tremer de reverência por ele.”

“Confidências muito íntimas são dessacralizadas quando compartilhadas com terceiros. […] Que sua reverência por ele não lhe permita jamais revelar a terceiros os segredos dele e que você jamais os utilize contra ele, nem mesmo em momentos de raiva. O quanto tais atos não magoam e fazem o amado perder a confiança, ele que te contou aquilo na intimidade, em meio a uma troca de carinho! Jamais trair e se utilizar de truques tão baixos como atirar tais confidências em meio a palavras de ira!”

“De fato, um dos maiores motivos de brigas entre casais é a falta de sincronia — causada não por má vontade, mas pelas muitas diferenças naturais que existem entre homens e mulheres, além de diferenças de temperamento. […] A felicidade no casamento depende em parte de vocês reconhecerem essas diferenças e fazerem concessões um ao outro.”

“O cavalheirismo se baseia no princípio de que uma pessoa mais forte, mais rápida e mais saudável deve gentilmente ceder suas energias para ajudar uma mais fraca. Pense em como as mães têm de andar mais devagar na companhia de filhos pequenos — e como o fazem com amor!”

“Sempre que você se encontrar em situações complicadas que não escolheu nem causou, para minimizar as dificuldades, pergunte-se: “Que objetivo o amor me oferece nesse momento?””

“Os verdadeiros casais, contudo, aprendem a perceber o tema de uma dada situação e a agir de acordo com ele.”

“As pessoas medíocres estão sempre em sua melhor forma.”

“[…] ambos embarcaram em um encontro nas profundezas de suas almas. Espiritualmente, vocês escolheram estar nus um diante do outro: duas pessoas dedicadas a se amar e se servir até que a morte os separe.”

“[…] você está se tornando quem é de verdade, ao se revelar sua intimidade ao homem que você ama e permitir que ele renove e aprofunde seu amor por você.”

“O segredo é jamais permitir que o humor se aparte de nossa profundidade espiritual.”

“(Sempre me impressionou a facilidade com que as pessoas santas conseguem ir da recreação à prece.)”

“Às vezes, o amor exige que digamos (ou, na verdade, que pensemos): ‘Eu conheço você e sei que isso que está dizendo e fazendo nesse momento não é a pessoa que eu amo. Então, por ora, escolho ser cega e surda, até ter a sorte de ver de novo a face que conheço tão bem e amo tão profundamente.’ É uma prova de amor, nesses momentos, usar uma armadura, para que as flechas da pessoa que você ama (e que não está agindo de acordo com seu verdadeiro ser) sejam repelidas e não a machuquem.”

“Nosso conhecimento de nada vale se não o praticarmos em nossas vidas, todos os dias.”

“A música canta o que nossas palavras gostariam de dizer, mas não conseguem.”

“Compartilhar uma experiência com outra pessoa aprofunda a qualidade dessa experiência.”

“[…] em seu encontro com a beleza, a alma humana ganha asas.”

“Para vocês dois, uma coisa é certa: se o amor não for o estímulo por trás das atividades domésticas, estas de fato se tornarão mortalmente chatas.”

“Para que seu casamento seja feliz de verdade (e um casamento que dá certo é sempre feliz), tudo — absolutamente tudo que você e Michael fizerem — deve ser motivado pelo amor e remetido ao grande propósito humano de suas vidas — seu casamento um com o outro —, mesmo quando vocês não sentirem esse amor com tanta força.”

“[…] quando enfrentar suas tarefas diárias, considere-as como pequenas provas de amor. […] a arte de viver consiste em encontrar sentido nessas pequenas tarefas e cumpri-las com amor. Esse é o segredo do casamento (e da santidade).”

“[…] a igualdade é o modo mais certeiro de se chegar à desigualdade”

“[…] escolher livremente servir aos outros é um sinal de amor e o triunfo da liberdade sobre o egoísmo tacanho.”

“[…] discussões não devem acontecer em momentos inadequados — quando um dos dois estiver cansado, tenso ou com pressa.”

“[…] a pessoa que cede por amor é superior.”

“Ele será de longe o mais forte, pois terá alcançado a vitória mais difícil de todas: a conquista de seu autocontrole.”

“Não é uma forma de loucura colocar em perigo o precioso dom do casamento por tais discordâncias secundárias?”

“[…] o amor entre as pessoas não visa à fusão (que o destruiria), mas à união.”

“[…] o casamento é um chamado constante àquele estado de alerta amoroso, no qual você “escuta” com ternura a alma da outra pessoa.”

“[…] tente transformar cada derrota em uma vitória do amor.”

“[…] é menos um elemento temporal do que espiritual, pois a união de vocês não é meramente corpórea, mas, pelo contrário, é a união de dois corações, manifestada através de seus corpos.”

“Interromper o outro é desrespeitoso, para dizer o mínimo, e uma pessoa educada nem sonharia em fazê-lo em circunstâncias formais.”

“Quando se sentir tentada a interromper Michael, pense nas palavras tocantes de Siegfried Hamburger e se lembre de que, um dia, caso lhe ocorra a infelicidade de ser uma viúva, você desejará desesperadamente ouvir a voz dele — a mesma que você tantas vezes silenciou.”

“Não permita que suas mágoas apodreçam em sua alma e a envenenem contra Michael. Consideradas uma por uma, elas são irrelevantes. Juntas, fazem um estrago, embora sejam apenas bobagens. É possível lidar com um pequeno incômodo, mas não com cinquenta ao mesmo tempo.”

“Assim, quando a “versão Monte Tabor” de Michael enfraquecer, recorra ao seu baú, relembre as memórias felizes que guardou ali e medite sobre elas.”

“[…] casamento: o chamado constante a “morrer para si mesmo” pelo bem do ser amado.”

“A decepção não é causada pelo que ocorreu, mas pela comparação com nossas (quase sempre irrealistas) expectativas sobre o que achamos que deveria ter ocorrido.”

“Quando determinamos interiormente as condições de nossa felicidade, nossos sonhos se tornam nossos inimigos.”

“Você perceberá que os mais belos e profundos momentos de sua vida não serão necessariamente aqueles que planejou, mas aqueles que, de modo inesperado, se ofereçam a você como dons misteriosos.”

“Assim, penso que devemos sempre esperar pelo melhor, mas também devemos aceitar humildemente o que quer nos aconteça, do modo como Deus o quiser.”

“[…] o único modo de alcançarmos a santidade é desenvolver de modo integral nosso próprio potencial intransferível, que é capaz de nos tornar, ao nosso modo, imitações de Deus.”

“Você deve sempre tecer com os fios do perdão a malha de seu amor.”

“[…]‘Não é suficiente ter razão’. O amor exige mais de nós: nos chama a perdoar.”

“Quanto maior for seu amor por Michael, mais fácil será dizer a ele: ‘Perdoe-me.’ Quanto mais amar, mais fácil será dizer essas palavras ainda mais doces: ‘Eu perdoo você.’”

“[…] sua obrigação não é ressaltar quão inteligente você foi ao prever a catástrofe. Pelo contrário, você deve usar sua inteligência para diminuir as consequências do erro e ajudar Michael a não se sentir humilhado.”

“A tragédia de muitas feministas é que elas perderam totalmente de vista os ideais de paz e reconciliação, fundados na dignidade e complementariedade dos sexos.”

“Você não tardará a perceber que Deus não criou Eva para ser rival de Adão, mas para ser sua companheira, o que é bastante diferente.”

“Com certeza há erros diante dos quais você não apenas tem legitimidade, mas até mesmo a obrigação de criticar — porém, somente se o momento for adequado e suas motivações, puras.”

“São Francisco de Sales nos diz que uma mulher piedosa deve se vestir bem, o que, no entanto, não significa que devamos ser escravas da moda. É possível nos vestirmos de modo atraente, elegante até, mas ao mesmo tempo modesto e simples. O mais importante é que o cuidado com a beleza exterior não se reserve às visitas e às pessoas que você encontra fora de casa e que você não “se deixe levar” quando está sozinha com Michael.”

“Muitas pessoas hoje acreditam que a sinceridade demanda que digamos tudo o que pensamos e que expressemos todos os nossos humores e sentimentos para não sermos hipócritas. Acredito que essas pessoas não compreendem nem a hipocrisia, nem a sinceridade.”

“Assim, quando você amar, ame aquele Michael que viu naquela primeira visão transfigurada. Dessa forma, sempre irá querer ser o seu melhor para ele, como um dom especial com que o presenteia.”

“Como somos rápidos para perceber falhas e esquecer vitórias!”

“Há apenas uma coisa capaz de tornar as pessoas prontas para a mudança: o amor.”

“O amor torna doce a morte da minha vontade, embora talvez eu só consiga desfrutar dessa doçura após um longo esforço.”

Espero que tenham gostado, meus amigos! Depois, contem-me o que acharam do livro.

Fiquem com Deus! Até a próxima!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre mim

Picture of Maria Elisabeth

Maria Elisabeth

Olá, peregrino(a)! Eu sou a Maria Elisabeth, escritora, terapeuta e artesã. Comecei a escrever o blog Amar a Vida para partilhar as minhas experiências na busca por uma vida que vale a pena ser vivida. Aqui, quero te inspirar a enxergar que por detrás de todos os nossos dias comuns e aparentemente banais, sejam eles felizes ou repletos de cruzes, existe um tesouro guardado para aqueles que buscam a Verdade. Espero que goste! 

Não esqueça de entrar em contato comigo para me contar sobre a sua experiência com o blog. Vou amar te responder!

Foto de perfil -Amar a Vida

Maria Elisabeth

Maria Elisabeth tem 24 anos, é escritora, terapeuta e artesã. Nasceu na capital de São Paulo, mas atualmente leva uma vida nômade entre São João del-Rei (sua cidade queridinha, no sul de Minas Gerais) e Salvador, Bahia, capital que tem todo o seu coração e que já lhe adotou com sucesso!

Começou a escrever o blog Amar a Vida depois de um encontro marcante, inesquecível e decisivo com Jesus Cristo. Como em um diário, aqui, Maria registra sua jornada de peregrina em busca da santidade, após a sua reaproximação com a Igreja Católica. Em cada um dos seus textos, tenta compartilhar um pouco da história de sua alma com o Bom Deus. Neles, revelam-se o grande aprendizado desta nossa peregrinação: que a vida é extraordinária não somente nas tardes ensolaradas e alegres de verão e primavera, mas também nas noites frias e tristes de outono e inverno.

“Sei que é difícil amar a vida em todas as estações (eu te entendo!), mas também sei que Jesus nunca nos abandona. Mesmo! Basta que nos entreguemos a Ele. Então, veremos que por detrás de todos os nossos dias comuns e aparentemente banais, sejam eles felizes ou repletos de cruzes, existe um tesouro guardado para aqueles que buscam a Verdade.”