Eis a primeira obra trabalhada na Casa de Penélope, no ano de 2017, nomeado como “O Ano da Esposa”: “Conselhos a uma recém-casada”, da saudosa e genial Alice Von Hildebrand! Publicado originalmente com o título “By Love Refined: Letters to a Young Bride”, em 1989, a obra de gênero epistolar chegou ao Brasil recentemente, em 2016, através da editora Petra e com a primorosa tradução de Lorena Cutlak (@lorena.mirandacutlak )!
Ao longo de 66 cartas, Lily, uma adorável senhorinha, ensina a sua afilhada sobre as diversas questões concernentes ao sublime sacramento da Santa Igreja: o matrimônio. Casada recentemente com Michael, Julie compartilha e se aconselha com sua madrinha à respeito das alegrias, descobertas, angústias e o cotidiano de sua nova vida; e, embora suas cartas não apareçam, nós temos uma completa noção de tudo que acontece em sua rotina através das cartas de Lily, que sabiamente retoma todos os pontos, tecendo habilmente a colcha de nosso entendimento.
Em “Conselhos a uma recém-casada”, Alice discorre sabiamente sobre a santificação do casamento, as pequenas renúncias e sacrifícios diários necessários a serem exercidos pelo casal em prol do amor, num caminho rumo ao céu. Ensina-nos, na prática, utilizando-se dos primeiros anos do casamento de Julie e Michael — partindo do momento em que a lua de mel termina e dá-se os estranhamentos do início de uma nova fase do relacionamento, o conhecimento de certas manias do outro antes não conhecidas, as briguinhas e emburramentos por coisas insignificantes do dia a dia, a aparente vilã chamada “rotina” até a notícia do primeiro filho —, algo de que jamais me esquecerei: nunca, em hipótese alguma, perder a “visão Monte Tabor” do homem que eu escolher me tornar uma só carne! 🧡🕯🍂