“As pequenas virtudes do lar” é, sem sombra de dúvidas, uma obra necessária a todos nós. Através deste livro pequeno mas de um valor sem inestimável, Padre Georges Chevrot nos revela grandes tesouros que nos servem principalmente para a vida cotidiana do lar, mas também para com o próximo, em meio ao mundo.
Logo na pequena introdução que o monsenhor faz, suas palavras me lembraram muito o que São Josemaria Escrivá sempre nos alerta em suas obras: Deus se encontra conosco em nossas atividades diárias, em nosso trato com o próximo no cotidiano, em nossa capacidade de nos doarmos, de amarmos o outro, e como assim trilhamos o caminho de santificação rumo à porta estreita do Céu.
“[…] Mas não sabemos que, embora muito curta, a nossa oração pode ser intensa? E por que procurar a Deus por um caminho em que Ele não nos espera? Deus marcou encontro conosco no lugar em que sua providência nos colocou: é lá que o encontraremos com certeza, no meio das nossas obrigações cotidianas. Pensemos apenas em oferecer-lhe essas tarefas, cumprindo-as o melhor que possamos.”
Ao longo de um pouco mais de noventa páginas, o sacerdote nos faz refletir sobre treze pequenas virtudes que nada têm de pequenas. Como ele mesmo diz no início: todo bom cristão deve possuí-las e que, embora não sejam glorificadas tanto quanto às grandes, passando muitas vezes despercebidas, sem elas, os relacionamentos humanos podem vir a se transformar em grandes tragédias (e por experiência própria: podem mesmo!).
Utilizando-se de uma linguagem simples e sumamente nobre, o padre Georges Chevrot nos desafia a colocarmos em prática, de uma vez por todas, essas grandiosas virtudes, verdadeiras riquezas que podem transformar a vida no lar. Ele sabiamente nos relembra também de que não é de um dia para o outro que nos tornaremos santos ou virtuosos, mas que a perseverança é o elo entre todas as virtudes e o grande segredo para a santidade.
“Perseverar não significa não cair nunca, mas levantar-se sempre.”
E aí? Ficou a fim de conhecer quais são as pequenas virtudes do lar? Leia já esse pequeno tesouro! Siga-me também no Instagram para ficar por dentro de uma certa surpresinha que farei por lá a respeito deste livrinho!